Fale conosco pelo WhatsApp

Será que eu devo levar meu filho para o otorrino pediatra?

Otorrino pediatra utiliza instrumento para examinar bebê.
23jun, 2020

O otorrino pediatra é um profissional formado em Medicina e que se especializou em otorrinolaringologia — uma área que se responsabiliza pelo diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças que acometem o ouvido, nariz e garganta.

Um dos destaques da atuação do otorrino pediatra é que ele voltou sua especialização ao atendimento de bebês, crianças e adolescentes. Este é um público particularmente sensível, uma vez que estão em fase de desenvolvimento, o que inclui sua comunicação e sociabilização.

Quando levar meu filho ao otorrino pediatra?

Existem diversas situações nas quais o otorrino pediatra é necessário, sendo importante que o atendimento seja especializado. As principais dizem respeito a quadros recorrentes de otites ou amigdalites.

Além dessas situações, são diversas as condições que demandam o atendimento do otorrinolaringologista pediatra, como rinossinusites frequentes, rinites e respiração oral. A seguir conheça algumas das situações nas quais a consulta com o profissional é necessária:

Teste da orelhinha

Caso a criança não tenha passado no teste da orelhinha, que deve ser feito ainda na maternidade, é preciso uma consulta com o otorrino pediatra para identificar uma possível deficiência auditiva e iniciar o tratamento precocemente.

Dificuldade em desenvolver a fala e a dicção

Em geral, as primeiras palavras começam a ser faladas a partir dos 12 meses. Aos 2 anos, a criança fala frases curtas, e aos 3 anos a fala deve ser inteligível.

Os pais devem monitorar se há algum atraso na fala ou dicção da criança, recorrendo a um otorrinolaringologista pediatra caso haja uma demora anormal no desenvolvimento da comunicação.

Dificuldade de aprendizado na fase escolar

Na idade escolar, problemas auditivos e transtornos no processamento auditivo central podem levar à criança a ter maior dificuldade de aprendizado e concentração, sendo necessária uma intervenção médica especializada.

Dificuldades relatadas pela professora ou até mesmo identificados durante o acompanhamento das atividades escolares devem ser investigadas com mais atenção, de preferência, com acompanhamento médico.

Ronco, apneia e sono agitado

Ronco alto e recorrente, acompanhado de apneias ou sono agitado devem deixar os pais atentos para um possível problema no nariz ou garganta. Um especialista deve ser consultado para avaliar a presença de distúrbios das vias aéreas superiores.

Respiração oral

A respiração pela boca com frequência não deve ser considerada natural, já que ao passar pelo nariz, o ar é filtrado e aquecido. Respirar pela boca pode decorrer de obstrução no nariz, flacidez na musculatura orofacial ou mesmo de um hábito ruim que deve ser corrigido. A continuidade desse tipo de respiração pode levar a alterações no crescimento facial e também ao desenvolvimento de problemas odontológicos.

Por que optar pelo atendimento com o otorrinolaringologista pediatra?

Verifica-se assim que são diversas as situações que demandam que os pais levem os filhos a um otorrino pediatra para o diagnóstico de possíveis distúrbios ou patologias que afetem o ouvido, nariz ou garganta. Qualquer tipo de doença recorrente nessas áreas demanda uma atenção especializada, pois o tratamento precoce tende a apresentar resultados mais rápidos e eficazes, além de muitas vezes serem menos complexo do que quando a situação chega a um nível mais crítico.

O especialista tem maior facilidade e experiência em diagnosticar essas condições em crianças, além de técnicas específicas para relacionamento com elas, o que torna a relação médico-paciente mais satisfatória e favorável ao diagnóstico acertado.

Além disso, pela especialização na área, o otorrino pediatra terá maior facilidade em explicar e orientar os pais que ficam inseguros e com dúvidas normais após serem informações de um diagnóstico que possa comprometer a saúde ou desenvolvimento do filho. Entre em contato com os especialistas da Clínica Garrafa para agendar uma consulta e saber mais sobre o assunto.

cta-820x140-renata-otorrino-pediatra

Fontes:

Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia;

Clínica Otorrino Garrafa.