Otorrinolaringologia e suas subespecialidades
É muito comum um paciente, ao apresentar dor na região da garganta, ou até mesmo estar com um resfriado forte, procurar pronto atendimento com um clínico geral. Entretanto, a especialidade que trata de condições acerca do nariz, ouvido, garganta é a otorrinolaringologia.
Além de tratamento clínico, provido por meio de consultas e tratamentos de condições tidas como mais simples, a otorrinolaringologia é responsável ainda por procedimentos cirúrgicos nas regiões.
É importante salientar que um otorrino, como popularmente esse médico é denominado pelos pacientes, é capaz de cuidar das principais funções do corpo humano — o olfato, a fala, a respiração, a audição e o equilíbrio.
Entenda mais sobre a otorrinolaringologia e a metodologia ofertada pela Clínica Garrafa.
Para se tornar médico otorrinolaringologista, o profissional da saúde deve se formar em medicina e posteriormente especializar-se na área. Essa especialização capacita esses profissionais para atendimento clínico, em hospitais ou consultórios, e para atuarem ainda com cirurgia. A Clínica Garrafa conta com otorrinolaringologistas com título de especialista em Cirurgia Cérvico-Facial pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia.
Diversas patologias podem acometer as narinas, o ouvido e a garganta, sendo as mais comuns e tratadas pela otorrinolaringologia:
- Alterações das pregas vocais;
- Diminuição da acuidade auditiva – surdez;
- Distúrbios da deglutição;
- Distúrbio do labirinto ou labirintite;
- Distúrbios do sono, como a apneia e o ronco;
- Amigdalite;
- Faringite;
- Otite;
- Paralisia facial;
- Rinite;
- Sinusite
- Desvio de septo
Para quaisquer patologias mencionadas é necessário exame clínico e, às vezes, exame complementar para diagnóstico preciso. Por isso é importante contar com aconselhamento médico especializado, para ter acesso a protocolos precisos e focados na recuperação.
Para cada uma das condições clínicas mencionadas, é possível encontrar otorrinolaringologistas estudiosos e com atuação específica a cada uma delas. Na Clínica Garrafa, por exemplo, temos corpo clínico distinto para as determinadas condições.
Na laringologia e voz, somos especialistas em rouquidão e distúrbios de voz, que contempla diversas patologias, incluindo aquelas decorrentes do uso excessivo da voz.
O otorrinolaringologista com atuação em rinologia cuida especificamente das patologias que acometem o nariz, como desvio de septo, sinusite e rinite.
A clínica tem à frente da subespecialidade da Medicina do Sono o Dr. Luiz Herculano da Silva Junior, fellowship em Medicina do Sono pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e com título de especialista na área.
Já o atendimento em otorrino pediatria fica a cargo da Dra. Renata Christofe Garrafa, fellowship em otorrinolaringologia pediátrica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
A otologia e a otoneurologia também estão entre as especialidades da Clínica Garrafa. Entre em contato e veja a possibilidade de atendimento.
Além de atendimento clínico, na otorrinolaringologia, exames podem ser fundamentais no diagnóstico e na escolha do tratamento mais adequado para a condição do paciente. Nesta área da medicina, os exames mais comuns são:
• Nasofibrolaringoscopia;
• Laringoscopia;
• Estroboscopia;
• Audiometria tonal;
• Audiometria vocal;
• Impedanciometria;
• Otoneurológico;
• Avaliação do processamento auditivo central.
Todos esses exames de diagnóstico são realizados pelo próprio otorrinolaringologista ou por fonoaudiólogos. A equipe da Clínica Garrafa conta com fonoaudiólogos capacitados para a realização de exames que avaliam o labirinto, a audição e a compreensão auditiva.
É importante ressaltar que a fonoaudiologia é a especialidade da saúde que ajuda no diagnóstico e tratamento de pacientes com disfunções da comunicação oral e escrita, da voz, da audição, do equilíbrio (labirinto), da deglutição, assim como do sistema estomatognático.
Casos cirúrgicos na otorrinolaringologia
Casos cirúrgicos também são tratados pela otorrinolaringologia, como sinusite crônica, desvio de septo obstrutivo, hipertrofia de adenoide e outras condições que dificultam a respiração de milhares de pacientes em todo país. Quando a intervenção cirúrgica é o tratamento de escolha e técnicas modernas com acesso por vídeo podem ser empregadas, o procedimento torna-se menos invasivo e com uma recuperação pós-operatória mais rápida e menos dolorosa.
O otorrino que tem título de especialista em cirurgia é capaz de realizar uma grande quantidade de procedimentos cirúrgicos. Na clínica Garrafa, somos especialistas nas seguintes metodologias:
Septoplastia: Cirurgia para correção do desvio de septo.
Turbinectomia: Procedimento para remoção parcial dos cornetos inferiores.
Sinusectomia: Indicado à pacientes diagnosticados com sinusite crônica.
Adenoidectomia: Remoção da adenoide hipertrófica ou da ‘carne esponjosa’ no nariz, como é popularmente denominada.
Amigdalectomia: Remoção total das amígdalas.
Uvolopalatofaringoplastia: Trata casos específicos de disfunção do sono como a apneia e o ronco.
Timpanotomia para tubo de ventilação: Cirurgia para remoção de secreção nos ouvidos que afetam diretamente a audição.
Timpanoplastia: Corrige casos de tímpano perfurado.
Mastoidectomia e Timpanomastoidectomia: Trata otites médias crônicas.
Estapedectomia: Corrige a otoesclerose, causadora de perda auditiva.
Microcirurgia de laringe: Retirada de lesões nas pregas vocais.
Frenulectomia: Corrige a língua presa.
Todas as metodologias cirúrgicas são realizadas em hospitais devidamente equipados e com equipe multidisciplinar composta por anestesistas, instrumentadores cirúrgicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem.
Como mencionado, a otorrinolaringologia é a especialidade que cuida de algumas das principais funções indispensáveis ao ser humano: fala, audição, respiração e equilíbrio. Cuide da sua saúde, procure um especialista.