Fale conosco pelo WhatsApp

Otorrinolaringologia

Otorrinolaringologia e suas subespecialidades

É muito comum um paciente, ao apresentar dor na região da garganta, ou até mesmo estar com um resfriado forte, procurar pronto atendimento com um clínico geral. Entretanto, a especialidade que trata de condições acerca do nariz, ouvido, garganta é a otorrinolaringologia.

Além de tratamento clínico, provido por meio de consultas e tratamentos de condições tidas como mais simples, a otorrinolaringologia é responsável ainda por procedimentos cirúrgicos nas regiões.

É importante salientar que um otorrino, como popularmente esse médico é denominado pelos pacientes, é capaz de cuidar das principais funções do corpo humano — o olfato, a fala, a respiração, a audição e o equilíbrio.
Entenda mais sobre a otorrinolaringologia e a metodologia ofertada pela Clínica Garrafa.

Casal sofrendo com ronco e apneia

Otorrino Ronco e Apnéia

Dr. Renata Garrafa Otorrino Pediatra

Otorrino Pediatra

Para se tornar médico otorrinolaringologista, o profissional da saúde deve se formar em medicina e posteriormente especializar-se na área. Essa especialização capacita esses profissionais para atendimento clínico, em hospitais ou consultórios, e para atuarem ainda com cirurgia. A Clínica Garrafa conta com otorrinolaringologistas com título de especialista em Cirurgia Cérvico-Facial pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia.

Diversas patologias podem acometer as narinas, o ouvido e a garganta, sendo as mais comuns e tratadas pela otorrinolaringologia:

  • Alterações das pregas vocais;
  • Diminuição da acuidade auditiva – surdez;
  • Distúrbios da deglutição;
  • Distúrbio do labirinto ou labirintite;
  • Distúrbios do sono, como a apneia e o ronco;
  • Amigdalite;
  • Faringite;
  • Otite;
  • Paralisia facial;
  • Rinite;
  • Sinusite
  • Desvio de septo

Para quaisquer patologias mencionadas é necessário exame clínico e, às vezes, exame complementar para diagnóstico preciso. Por isso é importante contar com aconselhamento médico especializado, para ter acesso a protocolos precisos e focados na recuperação.

Para cada uma das condições clínicas mencionadas, é possível encontrar otorrinolaringologistas estudiosos e com atuação específica a cada uma delas. Na Clínica Garrafa, por exemplo, temos corpo clínico distinto para as determinadas condições.

Na laringologia e voz, somos especialistas em rouquidão e distúrbios de voz, que contempla diversas patologias, incluindo aquelas decorrentes do uso excessivo da voz.

O otorrinolaringologista com atuação em rinologia cuida especificamente das patologias que acometem o nariz, como desvio de septo, sinusite e rinite.
A clínica tem à frente da subespecialidade da Medicina do Sono o Dr. Luiz Herculano da Silva Junior, fellowship em Medicina do Sono pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e com título de especialista na área.

Já o atendimento em otorrino pediatria fica a cargo da Dra. Renata Christofe Garrafa, fellowship em otorrinolaringologia pediátrica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

A otologia e a otoneurologia também estão entre as especialidades da Clínica Garrafa. Entre em contato e veja a possibilidade de atendimento.

Além de atendimento clínico, na otorrinolaringologia, exames podem ser fundamentais no diagnóstico e na escolha do tratamento mais adequado para a condição do paciente. Nesta área da medicina, os exames mais comuns são:

• Nasofibrolaringoscopia;
• Laringoscopia;
• Estroboscopia;
• Audiometria tonal;
• Audiometria vocal;
• Impedanciometria;
• Otoneurológico;
• Avaliação do processamento auditivo central.

Todos esses exames de diagnóstico são realizados pelo próprio otorrinolaringologista ou por fonoaudiólogos. A equipe da Clínica Garrafa conta com fonoaudiólogos capacitados para a realização de exames que avaliam o labirinto, a audição e a compreensão auditiva.

É importante ressaltar que a fonoaudiologia é a especialidade da saúde que ajuda no diagnóstico e tratamento de pacientes com disfunções da comunicação oral e escrita, da voz, da audição, do equilíbrio (labirinto), da deglutição, assim como do sistema estomatognático.

Casos cirúrgicos na otorrinolaringologia

Casos cirúrgicos também são tratados pela otorrinolaringologia, como sinusite crônica, desvio de septo obstrutivo, hipertrofia de adenoide e outras condições que dificultam a respiração de milhares de pacientes em todo país. Quando a intervenção cirúrgica é o tratamento de escolha e técnicas modernas com acesso por vídeo podem ser empregadas, o procedimento torna-se menos invasivo e com uma recuperação pós-operatória mais rápida e menos dolorosa.

O otorrino que tem título de especialista em cirurgia é capaz de realizar uma grande quantidade de procedimentos cirúrgicos. Na clínica Garrafa, somos especialistas nas seguintes metodologias:

Septoplastia: Cirurgia para correção do desvio de septo.

Turbinectomia: Procedimento para remoção parcial dos cornetos inferiores.

Sinusectomia: Indicado à pacientes diagnosticados com sinusite crônica.

Adenoidectomia: Remoção da adenoide hipertrófica ou da ‘carne esponjosa’ no nariz, como é popularmente denominada.

Amigdalectomia: Remoção total das amígdalas.

Uvolopalatofaringoplastia: Trata casos específicos de disfunção do sono como a apneia e o ronco.

Timpanotomia para tubo de ventilação: Cirurgia para remoção de secreção nos ouvidos que afetam diretamente a audição.

Timpanoplastia: Corrige casos de tímpano perfurado.

Mastoidectomia e Timpanomastoidectomia: Trata otites médias crônicas.

Estapedectomia: Corrige a otoesclerose, causadora de perda auditiva.

Microcirurgia de laringe: Retirada de lesões nas pregas vocais.

Frenulectomia: Corrige a língua presa.

Todas as metodologias cirúrgicas são realizadas em hospitais devidamente equipados e com equipe multidisciplinar composta por anestesistas, instrumentadores cirúrgicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem.

Como mencionado, a otorrinolaringologia é a especialidade que cuida de algumas das principais funções indispensáveis ao ser humano: fala, audição, respiração e equilíbrio. Cuide da sua saúde, procure um especialista.

Principais Especialidades

Agende sua consulta
agora mesmo.

Atendimento particular e convênios. Segunda à Sexta: 08:00 às 19:00, Sábado: 09:00 às 12:00.

Preencha o formulário e aguarde nosso contato ou se preferir, ligue no (11) 5082.5082.