Fale conosco pelo WhatsApp

O que é Apneia do Sono?

Respiração de um homem com apneia do sono
11jul, 2019

A apneia do sono é definida como uma pausa na respiração durante o sono, prejudicando a qualidade do descanso noturno. O paciente pouco percebe o ocorrido, sendo que a qualidade de vida é a primeira coisa a ser afetada nesse paciente.

Mais do que dificultar o relaxamento, a apneia do sono impacta negativamente a qualidade do sono do indivíduo — necessidade vital ao ser humano—, podendo gerar complicações mais sérias de saúde a longo prazo.

Saiba mais sobre esse distúrbio a seguir conforme orientações do Dr. Luiz Herculano da Silva Júnior, otorrinolaringologista e especialista em Medicina do Sono da Clínica Garrafa.

O que é a apneia obstrutiva do sono?

A palavra apneia significa pausa na respiração.  A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) caracteriza-se por obstrução e relaxamento na via aérea do indivíduo na altura da garganta enquanto ele dorme. Esse bloqueio causa uma pausa na respiração que pode durar, pelo menos, 10 segundos, causando diversas consequências ao sono do indivíduo.

Os episódios de apneia do sono podem ocorrer várias vezes em uma mesma noite, havendo quem apresente um episódio a cada 1 ou 2 minutos. De acordo com a Academia Americana de Otorrinolaringologia, quase metade dos adultos apresenta alguma queixa de ronco e 25% desses pacientes são roncadores habituais. A presença do ronco frequente é o principal sintoma relacionado à apneia obstrutiva do sono.

No longo prazo, as consequências da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono podem levar ao aumento na incidência de infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), arritmia cardíaca e hipertensão arterial.

Quais são os sintomas da apneia do sono?

Os principais sintomas são os seguintes:

  • Ronco alto e frequente;
  • Engasgos no decorrer do sono;
  • Sensação de sufocamento ou sons ofegantes durante o sono;
  • Cansaço excessivo;
  • Sonolência diurna;
  • Dificuldade para se concentrar;
  • Alteração nas capacidades mentais (como aprendizado, memória e raciocínio);
  • Dor de cabeça matinal;
  • Aumento na irritabilidade;
  • Diminuição da libido;

Como é feito o diagnóstico de apneia do sono?

A primeira atitude do médico será ouvir o relato do paciente, bem como de seu cônjuge, para investigar a apneia obstrutiva do sono cronologicamente. Em seguida, ainda no consultório, o profissional avaliará o nariz e a garganta desse indivíduo para verificar o que pode estar ocasionando o distúrbio.

O exame mais rotineiramente utilizado para o diagnóstico de apneia do sono é a polissonografia. Nele, o médico analisa os estágios do sono, a existência de pausas respiratórias e outros parâmetros que auxiliam na identificação do distúrbio.

Qual é o tratamento para apneia do sono?

O tratamento ideal para a apneia obstrutiva do sono dependerá de cada caso. Como o distúrbio pode ser leve, moderado ou grave, somente um médico especialista é capaz de estabelecer o método mais indicado.

Um dos recursos terapêuticos utilizados é o controle dos fatores de risco, que inclui perda de peso, redução no consumo de cafeína e bebidas alcoólicas antes de dormir, entre outros. Também existe a possibilidade de tratar o distúrbio por meio de aparelhos intraorais.

Em casos mais graves, o paciente pode se submeter a uma cirurgia para corrigir os fatores que provocam o distúrbio. Um dos procedimentos que podem ser utilizados para melhorar esse quadro é a uvulopalatofaringoplastia ou a faringoplastia lateral. A utilização do CPAP também pode ser uma alternativa para os casos graves e sem indicação cirúrgica.

A apneia do sono causa bastante incômodo e, tendo em vista o saldo negativo para a saúde, é fundamental tratá-la com agilidade. O otorrinolaringologista especialista em sono é um dos profissionais que auxiliará nesse processo oferecendo o melhor tratamento para um sono tranquilo.

Fontes:

Academia Americana de Otorrinolaringologia;

Tratado de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *