Fale conosco pelo WhatsApp

Qual o médico especialista em ronco e apneia?

Homem incomoda a parceira por não consultar especialista em ronco e apneia
18jul, 2019

Os indivíduos diagnosticados com ronco ou apneia sabem o quanto esses distúrbios do sono são prejudiciais para a qualidade de vida. Tanto no âmbito psicológico, com o aumento da irritabilidade e do cansaço, quanto no âmbito social, com as queixas frequentes do parceiro devido à altura do ronco. Por isso, na hora de buscar um tratamento é importante procurar por um médico especialista em ronco e apneia.

A forma correta de identificação desse profissional é médico especializado em Medicina do Sono, já especialista em ronco e apneia é a forma comumente denominados os otorrinolaringologistas que promovem tratamento à condição.  

Saiba mais sobre a especialização em Medicina do Sono, do médico especialista do ronco e da apneia e como essa profissão é regulamentada no Brasil.

Qual é o profissional especialista de ronco e apneia mais indicado?

A Medicina do Sono foi reconhecida como uma área de atuação válida no Brasil em agosto de 2011. A resolução nº 1973/2011 do Conselho Federal de Medicina (CFM), que oficializou a criação da especialização em medicina do sono, é resultado de uma parceria entre a instituição, a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e a Associação Médica Brasileira (AMB).

Para atuar nesse campo e tratar o ronco e a apneia, o profissional deve possuir um título de especialista da AMB em uma das seguintes áreas:

  • Otorrinolaringologia;
  • Neurologia;
  • Psiquiatria;
  • Pneumologia.
  • Clínica Médica
  • Pediatria

Os exames para obtenção do certificado em Medicina do Sono, que possibilita a atuação como especialista em ronco e apneia, são de responsabilidade da Associação Médica Brasileira e da entidade de classe da primeira área de formação do profissional.

Considerando a Medicina do Sono como uma área de atuação da otorrinolaringologia, um dos profissionais capacitados para tratar o ronco e a apneiaé o otorrinolaringologista especialista em distúrbios do sono.

Como escolher um médico especialista em ronco e apneia?

O primeiro passo para escolher um especialista em ronco e apneia é consultar o número do CRM do médico no Conselho Regional de Medicina. Afinal, um profissional só pode exercer a medicina tendo esse registro.

Em seguida, vale a pena analisar a formação do especialista de ronco e apneia. Isso porque os cursos e a experiência do profissional mostram o quão capacitado ele é para atuar na área de Medicina do Sono.

Por exemplo: um especialista em ronco e apneia (Medicina do sono) confiável é aquele que no decorrer de sua carreira se concentrou apenas nessa área, buscando maneiras de oferecer um atendimento personalizado para aqueles que sofrem dos dois distúrbios de sono mais comuns atualmente.

Também é interessante averiguar onde o especialista em ronco e apneia atua além de sua clínica. Caso o profissional faça parte da equipe de hospitais de renome será um indício de que seu trabalho é feito com qualidade e responsabilidade.

O otorrinolaringologista especialista Medicina do sono é um dos profissionais mais indicados para tratar roncos e apneias devido ao seu profundo entendimento das áreas que causam esses distúrbios, avaliando o paciente de maneira mais efetiva e reduzindo os problemas ocasionados por tais condições. Portanto, contar com o especialista em ronco e apneia certo é fundamental para ter um tratamento bem-sucedido.

Fontes:

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)

Conselho Federal de Medicina (CFM).