Fale conosco pelo WhatsApp

Exames

Conheça nossos exames:

A clínica de otorrinolaringologia Garrafa, oferece aos seus pacientes o que existe de mais modernos em exames e cirurgias. No local, o paciente passa por consulta e pode realizar seus exames, sendo que é possível agendá-los para o mesmo dia.

Conforme a disponibilidade da Clínica Garrafa, os pacientes podem realizar os seguintes exames otológicos:

Também chamado de videonasofibrolaringoscopia é o exame capaz de avaliar internamente toda a extensão do nariz e da garganta (faringe e laringe). Por meio de uma fibra ótica flexível introduzida pelo nariz é possível diagnosticar desvios de septo, sinusite, hipertrofia de adenoide, rinite, além de alterações das pregas vocais (cordas vocais).

Tem rápida duração (2 a 5 minutos) e é bem tolerado, gerando eventualmente leve desconforto. Se necessário, pomadas ou sprays anestésicos são aplicados para melhor conforto.

Laringoscopia ou telescopia de laringe é o exame para avaliação da laringe, onde se encontram as pregas vocais. Indicado principalmente para investigar rouquidão ou outras alterações da voz, trata-se de um exame rápido e indolor, realizado por meio da introdução de um fibroscópio rígido pela boca. Eventualmente pode gerar náuseas e, nestas situações, são utilizados sprays anestésicos.

Exame complementar a laringoscopia, para avaliação adicional da laringe e do movimento das pregas vocais à fonação. Indicado para diagnóstico diferencial nas alterações da voz.

Permite analisar a audição de cada ouvido separadamente, testando diferentes frequências de sons — desde os mais graves até os mais agudos. Realizado por fonoaudiólogo experiente, define o tipo e o grau da perda auditiva quando existente.

Exame para avaliar a capacidade de compreensão, verificando a habilidade de entender o que é escutado. É realizado juntamente com a audiometria tonal.

Também chamada de imitanciometria, a impedanciometria avalia a complacência (flacidez ou rigidez) da membrana timpânica e dos ossículos do ouvido (sistema tímpano-ossicular). É realizada por meio de uma sonda posicionada no conduto da orelha, que transmitirá uma pressão e detectará a resposta gerada pelo sistema tímpano ossicular.

É indolor, dura cerca de 1 minuto e auxilia em diagnósticos como: secreção na orelha média, disfunção da tuba auditiva e rigidez da membrana e da cadeia ossicular.

Exame para avaliação do sistema vestibular e de suas relações, incluindo o labirinto. É indicado para investigação de tontura, vertigem e desequilíbrio, auxiliando no diagnóstico da causa desses sintomas. Realizado por fonoaudiólogo experiente, tem duração de 40 minutos.

Exame para testar a decodificação e entendimento da fala, avaliando os mecanismos neurológicos de absorver e elaborar o que é escutado. Indicado na investigação de dificuldade de aprendizado.

Além de prover o diagnóstico a seus pacientes, a clínica realiza exames otológicos solicitados por profissionais de outros consultórios e hospitais, basta ter o pedido médico em mãos. Ressaltamos ainda a cobertura dos planos de saúde para realização dos mesmos.

Agende sua consulta