Fale conosco pelo WhatsApp

Principais exames da Otorrinolaringologia

Realização de exames otorrino em consultório
10out, 2019

A otorrinolaringologia atua no atendimento de condições que afetam ouvido, nariz e a garganta. Por vezes, o diagnóstico é feito por meio de exames complementares, ou seja, por meio de exames otorrinos. A solicitação dos mesmos deve ser feita com base nos sintomas apresentados pelo paciente.

Existe um número significativo de exames otorrinos que podem ser solicitados pelo médico, sendo que a maioria deles é simples e indolor, podendo até ser feito em consultório médico.

Na Clínica Garrafa, por exemplo, os exames otorrino podem ser agendados para o mesmo dia, basta o paciente verificar a disponibilidade junto a clínica.

Para tornar o entendimento mais fácil sobre os exames solicitados pelo otorrinolaringologista, saiba os mais comuns a seguir.   

Exames otorrinos para o ouvido e do labirinto

A audição e o equilíbrio são funções do organismo que podem ter acompanhamento junto a um otorrinolaringologista. Perda de audição, problemas no tímpano, tontura, labirintite, por exemplo, são investigados  com exames otorrinos, sendo eles:

  • Audiometria tonal;
  • Audiometria Vocal;
  • Imitanciometria ou impedanciometria;
  • Vectoeletronistagmografia (VENG);
  • Exame Otoneurológico.

Esses exames são solicitados pelo otorrinolaringologista e realizados pela fonoaudióloga. Na Clínica Garrafa, é possível realizar a maioria desses exames no mesmo dia da consulta já que disponibilizamos de uma sala apenas para equipe de Fonoaudiologia.

Esses exames otológicos colaboram na identificação de problemas auditivos, assim como auxiliam no diagnóstico de doenças relacionadas ao labirinto.

Exames para o nariz

Para confirmação do diagnóstico de desvio de septo, sinusite, hipertrofia de adenoide e rinite, o exame otorrino solicitado pelo médico é a nasofibrolaringoscopia ou videonasofibrolaringoscopia.Ele consiste na análise do nariz até a garganta, sendo feito em poucos minutos e é tido como minimamente invasivo ao paciente.

Às vezes e dependendo da condição que acomete a região, por exemplo, a amigdalite, a avaliação clínica visual do otorrinolaringologista é tão eficaz quanto qualquer exame otorrino, por isso, é indicado que se procure por médicos devidamente certificados em otorrinolaringologia quando ocorrem problemas, sejam no nariz, no ouvido ou na garganta.

Até gripes e resfriados esse médico é capaz de tratar de forma mais eficaz, entretanto, a falta de entendimento faz com que o paciente procure o pronto socorro como primeira alternativa.

Exame otorrinolaringológico na garganta e cordas vocais

A laringoscopia indireta ou laringoestroboscopia é o principal exame otorrino para a averiguação da saúde da garganta e cordas vocais.A laringoscopia indireta é um exame rápido e indolor realizada por meio da introdução de um fibroscópio rígido pela boca e caso resulte em náuseas, um spray anestésico pode ser administrado para minimizar o incômodo.

Realização de exames otorrinos
Imagem: Shutterstock

Quando esses exames são solicitados?

Diversas doenças envolvendo o nariz, os ouvidos e a garganta podem indicar a necessidade de se realizar um exame otorrino. É de extrema importância que o paciente procure por um médico que atue em otorrinolaringologia para ter acesso a esses protocolos.

Esses exames podem colaborar ainda no diagnóstico de doenças relacionadas ao sono, como o ronco, por exemplo. A Medicina do Sono é uma especialidade contemplada na otorrinolaringologia e tem papel fundamental na melhoria da qualidade de vida do paciente.

Pode parecer complexo o entendimento, mas pacientes diagnosticados com disfunções no sono têm maiores chances de desenvolver doenças cardíacas, além de maior propensão a Acidente Vascular Cerebral (AVC), sendo a maior incidência em pacientes diagnosticados com apneia do sono.

Exames otorrinos são complexos?

Não, a maioria deles é feito em consultório, tem 10 minutos de duração e o paciente sai com o diagnóstico na hora.

Esses são alguns dos exames otorrinos que colaboram na prevenção e auxiliam na indicação do protocolo de tratamento de patologias que podem acometer os ouvidos, o nariz e a garganta. Eles são realizados por otorrinolaringologistas e por fonoaudiólogos e são extremamente eficazes.

Caso ainda tenham restado dúvidas acerca dos principais exames otorrinos, entre em contato com a Clínica Otorrino Garrafa, agenda uma consulta com um de nossos profissionais e tire todas as suas dúvidas a respeito da temática.

cta-820x140-garrafa-tratamento-para-desvio-de-septo

Fontes:

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF);

Ministério da Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *